Você Tem Medo de Se Relacionar?
- Najla Campos
- 26 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de ago.
O medo de embarcar em um relacionamento sério sempre existiu. Mas, hoje em dia, isso ocorre com mais frequencia.

Vivemos em uma sociedade que o tempo todo fala sobre "liberdade": "a liberdade é maravilhosa", "podemos fazer o que quisermos", "meu corpo, minhas regras"... E com isso, as pessoas não estão sendo orientadas na possibilidade de tolerar frustrações, de lidar com a possibilidade de ser vulnerável... E amar, se entregar, é uma situação em que estaremos, sim, vulneráveis, que perderemos o controle e que descobriremos no outro e em nós mesmos, coisas que nem imaginávamos existir.
Muito desse medo, vem de relações superficiais, principalmente, entre os mais jovens. É sempre importante, num primeiro momento, perceber o perfil da pessoa com quem você está ou gostaria de se relacionar. Muitas vezes, se insiste em se relacionar com quem não quer uma relação, ou por não se sentir preparado (a), que possuem atitudes que não correspondem ao que falam... A insistência de querer do outro o que ele não quer dar ou não consegue dar, é muito arriscado. Ninguém muda ninguém. A pessoa vai mudar se ela quiser, se entender que é o momento, se for o real desejo dela. E a idade não tem influência sobre não querer se relacionar. Depende de traumas vividos (controle, ciúmes, traição...). E então, por sentirem muito medo de se relacionar, se entregam a relacionamentos superficiais, com o intuito de apenas se divertir. Realmente, se comprometer envolve risco. Pode ser que seja maravilhoso mas, com certeza, haverão momentos difíceis. E não há diferença entre homens e mulheres. Ambos podem se sentir assim. Mas muitos não percebem isso. Muitas vezes, relatam para si ou para outras pessoas sobre o desejo de ter alguém, de se casar, constituir uma família, mas possuem um histórico de relações com pessoas que não tem o potencial para realmente embarcarem nessa proposta. Então, se você tem muito medo de se relacionar e não tem idéia do quanto esse amedrontamento faz com que você se afaste de oportunidades maravilhosas na sua vida, insistindo com pessoas que não querem, que não tem interesse, que te machucam, onde não há reciprocidade...Saiba que alguém sensacional pode estar perto de você, ou pode ter passado por você, disposto (a) a caminhar ao seu lado, te respeitando, te amando. Reflita se você não está se auto sabotando.
Como lidar com isso?
Fortaleça seu interior, reveja a internalização dessas relações. Quando você estiver preparado (a), quando você se permitir, entender que aguenta, compreender que merece um relacionamento com mais comprometimento e mais profundo, tudo começará a fluir.
A psicoterapia pode te ajudar nesse processo.




Comentários