O Que É Dependência Emocional?
- Najla Campos
- 27 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de set.
Dependência emocional é a inabilidade de manter e nutrir relacionamentos saudáveis com os outros e com si próprio.

O que é a dependência emocional e como identificar?
A dependência emocional é uma condição que acomete o indivíduo quando este tem um vazio emocional interno. É quando essa pessoa, ao invés de alimentar seu amor-próprio, se autovalorizando, se autovalidando, se reconhecendo como diga de amor e de afeto, ela possui um amor-próprio enfraquecido, vazio, que talvez não se desenvolveu pelos impactos sofridos. E esse vazio interno faz com que essa pessoa acabe buscando esse amor-próprio que falta, em outra pessoa. Busca no outro essa compensação: é o outro que vai validá-la, é o outro que vai amá-la, é o outro que vai varolizá-la, é o outro que vai mostrar que é digna de amor e afeto, já que ela não está fazendo isso. E assim, torna-se dependente do outro.
O sentimento da pessoa é: "se eu for abandonada ou rejeitada, eu perco o meu valor e a minha vida não terá sentido". A dependência emocional é isso. É um vício.
Se a pessoa sabe que faz mal, por que ela busca essa relação?
Depois que a pessoa recebe do outro aquilo que estava ávida por sentir, que é a validação, esse preenchimento, essa pessoa fica presa ao outro, viciada àquela emoção que a validou, que inicialmente, fez com que ela se sentisse bem. Na maioria das vezes, não tem nada mais de bom nessa relação. O que a prende nesse relacionamento é a memória , a vontade, a esperança de que aqueles momentos bons do início, voltarão. É uma ilusão. Uma fantasia de querer viver tudo aquilo, a qualquer custo. E assim, essa pessoa fica se submetendo ao outro, muitas vezes, por ter vivenciado um único momento bom. Essa pessoa estava tão ávida, que apenas uma única migalha a satisfez, e fica na espera de receber novamente. Gera uma dependência. Por isso, não consegue sair.
E, depois dessa fase inicial, a dependência emocional, sai do lado emocional, começando a entrar numa parte fisiológica. Crenças e distorções cognitivas vão se desenvolvendo. A pessoa sente necessidade física de estar nesse relacionamento: angústia, medo, ansiedade, depressão... E, dependendo do grau, ela sente que a vida dela perdeu o sentido.
Quais são as formas de dependência emocional?
Tem a dependência afetiva, que é uma dependência mais leve e pode se desenvolver a qualquer momento, dependendo de uma fragilidade emocional; tem a co-dependência, que é a única que se desenvolve desde a infância, vem junto com o desenvolvimento da pessoa, faz parte do perfil dela porque teve esse impacto na infância. É mais comum em mulheres. A pessoa co-dependente procura um dependente e colabora com a dependência de alguém. Precisa ser útil para se sentir amada, quer cuidar do outro, quer ser necessária ao outro porque assim, sente que não será rejeitada nem abandonada. E assim, inconscientemente, escolhe parceiros problemáticos; e tem o transtorno de personalidade dependente, que é uma forma patológica e grave, necessitando de cuidado multidisciplinar.
Como posso resolver isso?
Quanto mais você se conhece, quanto mais você tiver uma autoestima equilibrada, mais fortalecido (a) você se torna, mais você entende que pode suportar as frustrações que ocorrerem, porque assim é a vida.
Quando você não está convencido (a) de quem você realmente é, quando a percepção sobre si próprio (a) estiver distorcida, não importa o que venha de fora. Porque você está ligado (a) na percepção que se encaixa naquilo que você compreende sobre si próprio (a). Então, por exempo, se as pessoas dizem que você é inteligente, uma pessoa bacana, mas você não se sente assim, se uma única pessoa disser uma coisa negativa a teu respeito, acabou! Cai como uma luva e você passa a se sentir péssimo (a). É a sua autopercepção que vai importar e determinar . Observa como você está dentro de si. O autoconhecimento e o aprimoramento da tua autoestima são muito importantes. E a psicoterapia pode te ajudar.




Comentários